quarta-feira, 14 de março de 2012

PROGESTÃO



 
A Secretaria Municipal de Educação, representada pela Secretária Adjunta Antônia Alves participou da reunião com secretários municipais de educação e gestores escolares de 52 municípios sergipanos. O Encontro foi coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), ontem, terça-feira (13). A reunião aconteceu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto e teve como objetivo dar início à implementação do Programa de Capacitação para Gestores Escolares de Sergipe (Progestão) nas escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com a coordenadora estadual do programa, Jucileide Dias dos Santos Aragão, o Progestão foi planejado para dar suporte às equipes gestoras, trazendo temas de grande relevância. Ao todo, serão 10 módulos, que abordarão desde a função social da escola até as questões financeiras, pedagógicas e administrativas.
"O programa faz uma leitura da escola como um todo e apresenta essas situações por módulos. O gestor vivencia e desenvolve atividades na escola de acordo com cada módulo. Esperamos que a escola tenha um impacto a partir do programa e que os gestores possam ter uma formação continuada", disse.

Metodologia

Durante o encontro, a coordenadora pedagógica do Progestão, Maria Gerinalda Lima, explicou aos secretários a metodologia do programa. O curso de formação terá a duração de um ano, dividido em 10 módulos, com a carga horária de 284h, sendo 220h a distância e 64 horas presenciais. A previsão é de que participem 1.326 cursistas.
A Secretaria de Estado da Educação irá oferecer todo o suporte técnico às Secretarias Municipais de Educação para a formação das equipes do Progestão, além de acompanhar e assessorar o desenvolvimento do curso.

Benefícios

Os participantes do encontro destacaram os benefícios que o programa trará aos seus municípios. "Eu vejo que o Progestão é importante no sentido de que trabalha com a qualidade do ensino. A educação não se faz apenas com alunos e professores, mas sim com todos os parceiros das escolas. Uma gestão eficiente resulta em um bom trabalho do professor, promove um ensino-aprendizagem eficaz e traz a comunidade para a escola", disse Josefa Pereira dos Santos Carneiro, que estava representando o secretário municipal de educação de Laranjeiras.
A mesma opinião foi dada pelo secretário de educação de Carira, José Ivan dos Santos. "O programa é bem-vindo, pois vai aproximar mais a gestão e a comunidade com a administração. A escola, por si só, sem a participação da comunidade, fica praticamente impossível de se trabalhar", explicou.
Já o secretário de educação de Pedra Mole, Rivaldo dos Santos, disse que "ainda temos pessoas que não têm uma boa qualificação profissional, por isso o Progestão está chegando no momento certo".
Fonte: http://www.seed.se.gov.br/ em 14/03/2012 às 09h33min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICAS DE LEITURA

  • Centenário de Sílvio Romero -
  • Centenário de Irmã Dulce
  • O Monstro de Chocolate - Alice Vitória